3 de fevereiro de 2007

Charismata

Foto: Chris Michel

A palavra charismata vem da palavra grega que significa dom imerecido; e em Rm12.4-8 e I Co12-14 Paulo chama de charismata as habilidades divinamente concedidas para servir (manifestações específicas de charis, “graça”, I Co 12.4. Não é algo que está na dependência de qualquer condição humana como a salvação também não está. A palavra charismata vem da mesma raiz grega charis, que significa graça (“dom imerecido”).

A palavra “dom” (literalmente “dádiva” ou “doação”) aparece em conexão com o serviço espiritual só em Ef 4.7-8. Através do ministério capacitador de pessoas chamadas para os diversos ministérios; Cristo concede uma função a cada cristão.

Nossa maior preocupação deve ser, então, não de tentar classificar detalhadamente o que em nós é dom espiritual ou talento natural. O importante é dispor tudo o que somos e temos para que Deus use para a sua glória. Ele vai fazer de tal forma que nossos talentos sejam uma espécie de estrutura auxiliar para o exercício de nossos dons. Em todos estes casos, o princípio subjacente da operação de Deus em e através de nós é o da nossa dependência do Espírito Santo.

Devemos, continuamente, andar e servir no Espírito (Rm 8.14; Gl 5.16, 25), estando sempre dependentes de sua direção, unção e capacitação para realizarmos qualquer coisa em seu nome. “Uma vida sobrenatural, mediante o poder sobrenatural, está no cerne do cristianismo do Novo Testamento, de forma que aqueles que, embora professando fé, não experimentam nem demonstram este poder, são suspeitos, segundo os padrões neotestamentários” (Packer, 1991, p. 21).

Christiano Pena & Jota Arumaa

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