28 de agosto de 2007

Dois Grandes Grupos

Ilustração: A. Bogus
Por: Carlos Galvão

Outro da vi uma garota cheia de piercings na cara. Imediatamente, achei-a linda como um chocalho. Tive um pouquinho de pena dela também, pois é evidente que ela queria, desesperadamente, chamar minha atenção. Vejo todas essas pessoas cheias de piercings, tatuagens, cabelos mal cortados e coloridos, etc, etc, como se suas almas pequenininhas estivessem gritando e se contorcendo carentes da minha preciosa e recompensante atenção. Até que tento, mas não consigo dar muita atenção para elas. E elas ficam lá, gritando para mim: "Carlos, Carlos, olha o que eu sei fazer! Olha para mim! Olha para mim!". Invariavelmente, respondo com arzinho blasé enquanto continuo a ler meu livro: “Estou olhando. Estou olhando”.

Acho que uma das piores coisas que já aconteceu à humanidade foi o manifesto francês de maio de 68 no qual o jovem foi exaltado como se fosse um biscoitinho da sorte chinês repleto de sabedoria. "Ai, a juventude é a época mais bela da vida, né?", repete exaustivamente a tia-velha-pedagoga. Bom, eu imagino que tanta beleza transbordante saído pelos ouvidos e narinas poderia fazer a gentileza de não vir acompanhada de tanta burrice e mau gosto.

O pior é que além da burrice e mau gosto inerentes, os jovens também gostam de ser mal educados. Chamam isso de ter atitude. E há muitas pessoas que envelhecem sem perderem essas qualidades só para se sentirem jovem. São como uma uvinha passa cheia de atitude. Ah, que horror! Que horror!

Ah, tudo bem, tudo bem. Vamos mudar um pouquinho de assunto.

Bom, há muito tempo atrás, tomei a liberdade de dividir a humanidade em dois grandes grupos: os que gostam de cebola e os que não gostam de cebola. Sendo que, os que gostam de cebola, são inconseqüentes, mentirosos e dissimulados.

Achei muito divertido dividir a humanidade assim bem na cara dela e resolvi fazer novamente.

Na verdade, a humanidade se divide em dois grandes grupos (agora é sério): os que são levados dentro da barrida de um peixe gigante e os que levam um peixe gigante dentro da barriga. De forma que, os que são levados dentro da barrida de um peixe gigante são as pessoas que sabem que Deus conduz seus passos, é Deus quem está no comando. É Jonas, mesmo contra a vontade, sendo levado para Nínive, pois sabemos que tudo acontece de acordo com a vontade de Deus, não importa se entendemos ou não o porquê. Os outros, não, são vaidosos com uma barriga imensa para caber um peixe gigante e toda sua vaidade e orgulho bobo.

Eclesiastes 1:2
"Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade".

Foto: autor desconhecido


Um momento, o que eu estava falando mesmo? "Dos dois grandes grupos que compõe a humanidade", responde um hobbit que me observa do cantinho. Não, antes disso. "Ah, sim, sobre poder e a beleza da juventude", diz ele todo animado. Claro, claro, dos jovens. Minha tese é que a juventude é, sobretudo, a época das vulgaridades. Não há nada mais vulgar do que seguir modas, fazer de tudo para ser amado, bem recebido, aceito, como usar um alargador de orelha ou dançar pagode por que a galera toda dança, etc, etc. Até usar a palavra "galera" já é extremamente vulgar. Quando alguém usa essa palavra, milhares de neurônios pulam da ponte da sinapse.

Sei muito bem que o jovem (ou a jovem) que é "ligadão no movimento" me chamará de careta, quadrado, chato, etc, etc. Bom, se chamar eu agradeço, adoro ser enxovalhado por esses tatus. Eu não seria um cavalheiro se meus amigos tatus não percebessem que sou absolutamente o oposto deles. E como sou um cavalheiro bem simpático, por favor, caro jovem ligadão, permita-me presenteá-lo com algumas bengaladas na cabeça, enquanto lhe dou umas dicas: seja gentil com as pessoas; respeite os mais velhos; sempre, sempre seja educado; não seja mesquinho com os sentimentos dos outros; tenha palavra e honra (isso mesmo: honra. Defenda sua honra, seu imbecil!); tenha sentimentos elevados (como!?) - leia a Bíblia para saber. Principalmente, deixe Deus no controle de sua vida.

Provérbios 16:9
"O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos".

Deuteronômio 11:1
"Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, e todos os dias guardarás os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos".

Êxodo 20:6
"(...) e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos".

Salmos 37:31
"No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão".

João 15:10
"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço".

Mateus 22:37-40
"Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".

Isaías 48:18
"Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar".
|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com