30 de julho de 2007

Em Defesa do Puritanismo


Foto: desconhecido
Por: Carlos Galvão

Posso até ver as carinhas assustadas lendo o título deste post. "Nossa! O quê!? Defender o puritanismo!? Ele não se atreveria!"

Sim, sim, defenderei o puritanismo aqui e agora. Acabei de fazer um rápido aquecimento, estou calçando minhas luvas e já vou entrar no ringue. Não agüento mais ver o puritanismo tomar tantos socos no fígado! Basta! Se não for muito inconveniente, entrarei agora no ringue e darei alguns jabs no seu nariz.

Confesso que sinto uma certa simpatia por essas mulheres com suas caras lavadas e seus longos vestidos pretos, e esses homens circunspectos com seus ternos pretos. Sim, sinto simpatia sim. Posso até vê-los, a família inteira, carinhas sérias e reverentes, indo à igreja com suas Bíblias debaixo do braço. Sim, eu sei, eu sei, em todo filme, série de TV, novela, peça de teatro, podemos vê-los como pessoas mesquinhas, maledicentes, invejosas, etc, etc.

Ah, mas quem se importa com esses filmes, séries, novelas e peças idiotas? Ah, você, Biff? OK. Mas, como não sentir simpatia por alguém que cora envergonhado ao ver um clipe da Britney Spears ou da Beyoncé? Eu pelo menos sinto um pouquinho de vergonha cada vez que vejo um clipe moderninho que aparece uma dessas mulheres-que-queriam-ser-prostitutas-mas-infelizmente-são-cantoras.

Sei que há puritanos mesquinhos, maledicentes, invejosos, etc, etc. Posso até escutar o Biff gritando: “E hipócritas! E hipócritas!”. Sim, e hipócritas também. Acho que o problema maior é esse: hipocrisia. Será que esses puritanos vivem mesmo o que pregam? Hummmm, tempo para reflexão. Acredito que muitos sim. Acredito e quero acreditar, não levo em consideração o quê esses filmes, séries de TV, novelas e peças de teatro porcarias tentam me convencer.

Claro, não há somente autores e críticos de segundo time, há alguns inteligentes também, como Mencken ou Oscar Wilde, por exemplo. Em uma de suas frases famosas, Mencken diz: “Mostre-me um puritano e eu lhe mostrarei um filho da puta”. Pegou pesado, né? De qualquer maneira, frases e obras artísticas (até as ruizinhas mesmo) foram, pouco a pouco, atravessando a consciência popular e já viraram um preconceito arraigado. Transcrevo algumas dessas frases engraçadinhas (ditas por autores inteligentes) que vem ao longo do tempo dando soquinhos nas costelas da nossa moral cristã (não se iludam, atacar o puritanismo é, na maioria das vezes, atacar a moral cristã):

“Digam o que disserem sobre os Dez Mandamentos, devemos nos dar por felizes por eles não passarem de dez”.
Henry Mencken

“A fé pode ser definida como uma crença ilógica na ocorrência do improvável”.
Henry Mencken

“Pode ser um pecado pensar mal dos outros, mas raramente será um engano”.
Henry Mencken

“O cristão vive jurando que nunca fará aquilo de novo. O homem civilizado apenas resolve que será mais cuidadoso da próxima vez”.
Henry Mencken

“Incrível como meu ódio pelos protestantes desaparece quase por completo quando sou apresentado a suas mulheres”.
Henry Mencken

“Padres e pastores são cambistas esperando por fregueses diante dos portões do Céu”.
Henry Mencken

“Imoralidade é a moralidade daqueles que se estão a divertir mais do que nós”.
Henry Mencken

“Ao homem livre não faz falta um deus”.
Vladimir Nabokov

“O cristianismo, no seu verdadeiro significado, destrói o Estado”.
Léon Tolstoi

“Cuidado com o homem cujo Deus está no céu”.
Bernard Shaw

“Todas as grandes verdades começam por ser blasfêmias”.
Bernard Shaw

“A virtude não passa de tentação insuficiente”.
Bernard Shaw

“Nunca resisto a tentações, porque eu descobri que coisas que são ruins para mim não me tentam”.
Bernard Shaw

“A Moral não me ajuda. Sou antagônico nato. Sou uma daquelas pessoas que são feitas para exceções, não para regras”.
Oscar Wilde
“Perversidade é um mito inventado por gente boa para explicar o que os outros têm de curiosamente atrativo”.
Oscar Wilde

“Posso resistir a tudo, menos à tentação”.
Oscar Wilde
“Não peca quem peca por amor”.
Oscar Wilde

“Não há outro pecado além da estupidez”.
Oscar Wilde

Acredito que o objetivo dessas críticas a uma moral mais rígida é de aumentar a liberdade. Ledo engano, pois não é possível aumentar a liberdade desta maneira, quando se destrói preceitos morais, você apenas os substitui por outros. A liberdade dentro de uma sociedade será sempre a mesma, sempre limitada, caso contrario seria impossível viver em sociedade. E a rigidez da moral cristã não está nas Leis, mas, simplesmente, na falta de amor. A minha questão é, tirando os fundamentos judaico-cristãos da sociedade, tudo piora. Viver no meio da sordidez é terrível, insuportável eu diria. Cada vez que desdenhamos de um dos valores judaico-cristão, é como se fizéssemos um furinho numa represa para passar apenas uma gota; mais cedo ou mais tarde, a represa ira romper totalmente e transbordar.

É simplesmente detestável presenciar na TV uma cena de homossexualismo, pedofilia, sado-masoquismo, bestialismo, etc, etc, principalmente quando estamos na companhia de alguém, principalmente da mãe, avós, filhos, etc. Tomando chá com o fantasma de Abraham Lincoln outro dia, ele me confessou que preferiria ir ao teatro tomar um tiro a assistir certas novelas.

Mas me permita dizer, meu caro Biff, que nós não precisamos admirar algo nas qualidades e nos defeitos também. Não, podemos admirar só algumas partes, só as qualidades. E há muitas qualidades nos puritanos, muitas. Claro, são todos pecadores, como todos nós ué. Mas o cuidado que eles têm com o sagrado é encantador. Acho que todos precisamos ter mais cuidado com os Mandamentos de Deus. Um zelo que reflita um profundo respeito ao Senhor, Criador de toda as coisas. E, por favor, não ficar jogando esse zelo na cara das pessoas como um molequinho que joga uma bolinha de papel na cara de um coleguinha chato no meio da aula de matemática.

Sejamos todos pelo menos um pouquinho puritanos então, sem sermos legalistas. “Prefiro viver 10 anos a 100 a viver 100 anos a 10”, grita Biff, e meus ouvidos sangram. Toda vez que escuto essa frase meus ouvidos sagram. Por que será que essas pessoas jecas gostam de me fazer sofrer? Elas com suas frases jecas decoradas e repetidas mais que o necessário. OK, Biff, viva seus 10 anos a 100. Aproveite-os bem se for só isso que você possui. Sei, há pessoas que pensam que os puritanos não vivem a vida. Mas como não!? Se até pentear os cabelos eles penteiam! Estão todos vivinhos, pode acreditar! Ah, mas deviam aproveitar um pouquinho mais, né? Mas nem sempre, Biff, o que trás felicidade para um, trás para outro.
Deuteronômio 4:40
"Guarda, pois, os seus estatutos e os seus mandamentos que te ordeno hoje, para que te vá bem a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá para todo o sempre".
Deuteronômio 5:10
"(...) e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos".
João 14:21
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele".
|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com