23 de agosto de 2007

vigília no Espírito


Por: Jota Arumaa
Foto: autor desconhecido

“Então Jesus tornou a falar-lhes por parábolas, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as núpcias de seu filho. Enviou os seus servos a chamar os convidados para as núpcias, mas estes não quiseram vir. Tornou a enviar outros servos, ordenando: Dizei aos convidados: Eis que preparei meu banquete; os meus touros e cevados já foram degolados, e tudo está pronto; vinde às núpcias. Eles, porém, sem darem a menor atenção, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; e os outros, apoderando-se dos servos, os maltrataram e mataram. Diante disto, o rei ficou com muita raiva e, enviando as suas tropas, destruiu aqueles homicidas e incendiou-lhes a cidade. Então disse aos seus servos: As núpcias estão prontas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às encruzilhadas e convidai para as núpcias a quantos encontrardes. E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial. Quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial; e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem a veste nupcial? Ele, porém, ficou calado. Ordenou então o rei aos que serviam: Amarrai-lhe os pés e as mãos, e lançai-o fora, nas trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”

Talvez de toda a parábola em Matheus 22, o fato que mais tenha chamado sua atenção é a exigência do rei quanto àquele que não se vestiu apropriadamente. De um jeito ou de outro, parece que isso simplesmente não encaixa na bela história de um senhor poderoso que abre seu castelo pra todo tipo de pessoa! pra celebrar um grande dia, o casamento do príncipe. Afinal de contas, por que foi tão importante estar devidamente vestido? O sujeito não tinha já aceitado o convite ao banquete? Não foi ele mais honrável que os convidados que não deram a mínima? Contudo, ele foi deixado de fora da festa, juntamente com todos os que rejeitaram o rei.

A Palavra de DEUS nos ensina que existe uma grande diferença entre aqueles que são chamados pelo Nome de DEUS e os que não são. É mister que pessoas resgatadas no Espírito, ou espiritualmente, tenham o próprio Espírito de DEUS em seus corações.

Mt 3.11
“Eu vos batizo com água para o arrependimento; mas Aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu. De fato eu não sou digno nem ao menos de tirar-lhe as sandalhas; Ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.”

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes. As insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para o banquete de núpcias. E fechou-se a porta. Finalmente chegaram as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos! Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo: não vos conheço! Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.”


Quem sabe haja também uma percepção um tanto injusta por parte do leitor acerca da atitude das virgens prudentes no capítulo 25 do mesmo evangelista? A primeira vez que li essa parábola, confesso que não entendi nada! Mais me pareceu que essas virgens prudentes queriam mesmo é furar os olhos nas outras pra pegarem o noivo só pra elas... rs... Mas graças a DEUS pelo dom do discernimento! Nesta outra parábola de JESUS, o azeite –ou óleo– simboliza o Espírito Santo, e creio que fica muito claro que aqueles que não se preparam para a grande festa que o SENHOR tem preparado, bem... ficarão de fora! Mas deixemos a Bíblia falar por si mesma...

Rm 8.7-16
“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser;
e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. (...) O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Portanto, irmãos, vigiai e orai, alimentai do Espírito Santo, pois “quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer. Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.” Mt 10.19-20

Jo 6.63
“O Espírito é o que vivifica, a carne para nada serve; as palavras que vos disse são Espírito e vida.”

Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora do retorno do Rei! A Ele toda a honra e toda a Glória!

Amem!



|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com