3 de março de 2007

Petrus


Por: Jota Arumaa
Foto: Autor Desconhecido

Alguns afirmam que a Graça de Deus é incontestável e irresistível, e aplicam este princípio para todas as coisas, desde as menores. E existe uma verdade bíblica irrefutável, no mínimo curiosa: muitas coisas são feitas por Deus, por meio dEle e concedidas mediante a fé humana. Em algum ponto misterioso e maravilhoso, somos responsáveis por nossas escolhas, e ao mesmo tempo nada que acontece no mundo, nem mesmo o mal, está fora do controle e soberania do SENHOR DOS EXÉRCITOS.

Estava o nosso Rei anunciando o Reino de Deus a uma pequena multidão, e resolveu subir no barco de Simão Pedro, pedindo a ele que o afastasse um pouco, de modo a falar a todos os sedentos, porém sem tumulto. Fico a imaginar o que passava pela cabeça daquele pescador simples, desde o momento em que, do seu barco, ouvia uma mensagem tão preciosa; o momento em que JESUS lhe faz o pedido; ouvindo JESUS pregando a tantas pessoas na margem do lago, assentadas, tão compenetradas em Suas Palavras. Imagino o que ele pensava ao se ver por trás daquele Homem, enquanto sentia seu coração sendo arrebatado aos Céus, sentindo-se talvez indigno de abrigá-lo em seu humilde barco de pesca... Somente o privilégio de ter auxiliado de alguma forma a mensagem de amor do Salvador teria bastado para aquele homem!

Mas JESUS tinha um propósito para aquele pescador: olha nos olhos de Simão e lhe ordena que lance suas redes.

Simão não questiona, não duvida, não reclama nem boceja. Por toda a noite tentara encontrar peixes, deveria estar exausto. Mas as palavras de Jesus pareciam corretas demais, verdadeiras demais... “Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre Tua palavra, lançarei as redes.” (Lc 5,5).

Simão creu, e sob a Palavra dEle, lançou suas redes. E viu um milagre de Deus diante de seus olhos. E como se não bastasse encher dois barcos e quase afundá-los de tantos peixes, Pedro se rende aos pés de JESUS, tomado de espanto: “Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.” (Lc 5,8b).

E JESUS não se retirou da presença de Pedro. Antes, o chamou pra Si.

O mais maravilhoso no amor de Deus é o caráter do Seu amor: incondicional, pleno, acima de toda tentativa humana. Em toda a Sua santidade, pureza e justiça, Ele ainda nos ama e está SEMPRE disposto a reatar conosco, em JESUS CRISTO. Não importa o quão imundo você possa estar: JESUS te ama e está de braços abertos pra te receber e te ser íntimo, se você crer de todo o seu coração.

Já vi muita gente falando mal do apóstolo Pedro. Realmente, a julgar pelo aparente “jeitão” de falar demais e, quem sabe, até ufanante, a impressão que se consegue captar é que Pedro era um tipo de “o discípulo vacilão”, o perneta. A verdade é que Pedro era um pecador como qualquer um de nós, e teve o privilégio de ser um apóstolo do Messias, o homem cujo próprio CRISTO profetizou ser a pedra fundamental da Sua igreja. O homem que literalmente deixou tudo pra trás para seguir o SENHOR (v.11).

“Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” 1Co 1.18”

|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com