2 de julho de 2007

Verdades das Escrituras – 4ª Parte

Foto: GettyImages.com (autor desconhecido)

A Preservação Não Elimina a Perseverança

Todo verdadeiro cristão experimenta a contínua atividade do Espírito Santo, através da qual a obra da graça divina que começou nele está sendo continuada e será levada à sua plenitude. Essa doutrina é claramente ensinada nas Escrituras:

“Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.”

Jo 10.28-29

“... porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.”

Rm 11.29

“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”

Fp 1.6


“Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno.”

II Ts 3.3

“... e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.”

“O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!”

II Tm 1.12; 4.18

“que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.”

I Pe 1.5


Todo o crente é preservado pelo poder de Deus para a salvação. Ao mesmo tempo, a Bíblia ensina que cada cristão deve perseverar na sua peregrinação individual. Isso nos protege contra toda idéia ou sugestão de que o cristão está seguro, ou seja, seguro quanto à sua eterna salvação, independentemente da extensão que ele possa cair no pecado e apostatar da fé e da santidade. Enquanto o cristão está sujeito a pecar e, de fato, comete pecados, ele não pode entregar-se ao pecado nem vir a permanecer debaixo do domínio do pecado; ele não pode cometer e tornar-se culpado de certos tipos de infidelidade (por exemplo, o “pecado para a morte”). Portanto, embora seja preservado, o crente não está seguro totalmente, sem levar em conta sua vida subseqüente de pecado e de infidelidade. Ele perseverará em crer em Deus.

Quando se crê em Jesus Cristo como o Redentor, não um crer qualquer, mas um ato de fé aplicado pelo Espírito Santo, é um caminho que não tem mais volta. Ora, a Redenção foi comprada por Cristo, e tudo o que existe no céu e na terra está debaixo de Sua autoridade. Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a Sua vontade e com aquilo que Ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o Seu povo, por meio da nossa união com Cristo. Parece exagero dizer isso? Se você acha que sim, provavelmente nunca leu a Carta aos Efésios, que diz:

“...Convergir nele [em Cristo], na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.”

Ef 1.10-14.


Todo aquele que ouviu a Palavra da verdade, o Evangelho da salvação, e creu em Cristo, é propriedade dEle. O selo do Espírito é “a marca d’água” que autentica o verdadeiro crente. O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são Seus. Portanto, crer em Cristo é um caminho sem volta. Aquele que crer está unido, ligado, feito “um” com Ele. Não tem mais volta nem poderia ter. Aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.1Co 6.17.

Isto não significa que todo aquele que crê será salvo à parte de sua perseverança, mas se continuará labutando rumo a essa finalidade. Sua preservação é inseparável de sua perseverança.

Christiano Simões Pena

|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com