2 de maio de 2007

Peça em 5 Atos


Foto: Colin Hawkins
Por: Carlos Galvão

Não raro sou obrigado a reconhecer que nós, seres humanos, somos muito espertinhos. Parece até que saímos de um desenho do Zé Colméia, que é mais esperto que a maioria dos ursos (o Zé Colméia pelo menos é divertido). O pior é que queremos ser mais espertos que Deus. Por isso, é freqüente escutarmos a pergunta: “Se Deus é realmente bom, então por que Ele fez ou permitiu que caíssemos em pecado? (variantes: por que existe guerra, fome, violência, etc, etc.)”. Sim, podemos responder simplesmente: “Porque Ele quis, ora! Graças a Deus por isso!”, mas permitam-me pensar um pouco mais sobre o assunto.

Certa vez, assisti a um curta-metragem que chamou muito minha atenção. Era baseado no livro ...E o Vento Levou de Margaret Mitchell que possui quase mil páginas. Ter a idéia de fazer um curta-metragem de 5 minutos (ou 10, 15 minutos que seja) baseado numa obra tão extensa é muito interessante, como vocês sabem, o conhecido filme ...E o Vento Levou possui 241 minutos e, naturalmente, não deve esgotar todas as passagens do livro. Mas a grande sacada dos idealizadores foi filmar a orelha do livro, ou seja, a sinopse da história.

O curta começa retratando um dia particularmente tedioso na vida da jovem e bela Scarlett O'Hara. Para sair deste marasmo, ela decide escrever um livro, vai ao escritório e começa a bolar uma história. Sua história é sobre uma jovem bela, rica, amada por todos, que se apaixona, se casa e vive feliz para sempre. Então, contente com sua história maravilhosa, ela sai do escritório orgulhosa de si, mas quando começa a descer a escada para a sala, vê sua prima com o namorado. Neste momento, percebemos uma visível mudança de humor na face de Scarlett, ela se apaixona por ele e sente inveja (com uma pontinha de ódio) da prima. Séria, ela volta para o escritório, rasga o papel que escrevera e começa uma nova história sobre uma jovem bela, rica e mimada que se apaixona perdidamente pelo namorado da prima, mas nunca é correspondida, perde sua fortuna, enfrenta a guerra, a fome, a miséria...

Bom, é aí que começa de fato a história, percebem? A história ficou bem mais interessante, né? Sim, Deus poderia não ter permitido o pecado e a queda do homem. Mas acredito que do jeito que Deus fez é bem melhor e interessante. Sempre que você, caro leitor, for pensar no assunto, pense em, digamos, na história da humanidade como se fosse uma peça em 5 atos.

Foto: Daniel Zamudio Ernesto


Título: A História da Humanidade

Autor: Deus

Personagens:
Deus
Anjos
Demônios
Seres humanos


1º Ato – Jardim do Eden

Começa com Moisés narrando:
“No princípio, criou Deus os céus e a terra.” (Gênesis 1:1)

Moisés continua narrando, entra Adão e, um pouquinho depois, Eva. Eles estão no belíssimo Jardim do Eden, notamos a perfeição da criação. Adão e Eva gozam o amor de Deus no jardim. Satanás, na figura de uma serpente, induz Eva a experimentar o fruto proibido. Ela e Adão comem do fruto e rompem a relação com Deus. São amaldiçoados e expulsos do jardim.

“No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”. (Gênesis 3:19)

Fim do 1º Ato, a humanidade está perdida, afastada de Deus, mas com uma esperança. O Senhor promete à Eva que da descendência dela sairá Aquele que pisará a cabeça da Serpente (satanás).

Fecham-se as cortinas, fim do 1º ato.

2º Ato – O Plano de salvação de Deus tem início

Deus escolhe um povo para guardar sua promessa e para que deste povo nasça o descendente de Eva, o Redentor prometido, e concretize Seu plano de salvação da humanidade. Abraão é escolhido como o pai da fé.

“Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. Abrão já não será o teu nome e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí”. (Gênesis 17:1-5)

O homem vive às duras penas, sofre, mas possui a esperança no Salvador.

O 2º ato termina com João Batista, dizendo: “(...) Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías”. (João 1:23)

Fecham-se as cortinas, fim do 2º ato.

3º Ato – O Cristo nasce, morre pelos pecados do homem e ressuscita

Nasce em Belém Jesus, o Cristo prometido de Deus. Ele ensina sobre as verdades de Seu Pai Celeste, confronta os maus e hipócritas, morre na cruz e ressuscita no terceiro dia. Agora os seres humanos estão redimidos de seus pecados.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu a seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”. (João 3:16)

Então todo aquele que crer que Jesus Cristo é o filho de Deus que morreu para pagar os pecados do homem, como foi prometido desde o começo à Eva e ao Adão, terá vida eterna junto a Deus. Mas o mundo ainda não é restaurado, Jesus sobe para junto do Pai e deixa o consolador, que é o Espírito Santo. Os crentes permanecem no mundo e têm a missão de divulgar essa mensagem, mas o mundo é inóspito às revelações espirituais do Evangelho.

“Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos”. (Atos 1:6-9)

O 3º ato termina com a ascensão de Jesus.

Fecham-se as cortinas, fim do 3º ato.

4º Ato – Espera pela volta de Jesus

O evangelho é divulgado, mas apesar de muitos serem convertidos, a maioria não acredita. Por isso, muitas vezes, os crentes são perseguidos e ridicularizados. Porém, resignados continuam na fé esperando a volta de Jesus.

Termina o 4º ato com o Cordeiro abrindo o primeiro selo:

Apocalipse 6:1-2
“Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem! Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer”.

Fecham-se as cortinas, fim do 4º ato.

5º Ato – Jesus volta

Jesus volta e reúne Seu povo.

“Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”. (Apocalipse 20: 11-15)

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram”. (Apocalipse 21: 1-4)

Fecham-se as cortinas, fim do 5º ato.

Novo Começo
|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com