A Doutrina de CRISTO
Por: Jota Arumaa
Pintura: Caravaggio
Certa vez tive uma conversa com uma amiga não-cristã sobre a veracidade da Bíblia, e dentre as questões que ela apresentou –aliás, como a maioria das pessoas que não conhece as Escrituras costuma apresentar- estava uma que sempre se ouve dentro das igrejas: “Mas a Bíblia pode ser interpretada de várias manerias...”. Então perguntei a ela: “Você já leu a Bíblia alguma vez?” E como era de se esperar, ela respondeu, depois de uma certa enrolação, um belo NÃO.
Engraçado como as pessoas têm incrível facilidade em julgar a Bíblia sem ao menos tomar conhecimento dela! Não sei quem foi o infeliz ser humano que começou a espalhar essa mentira de que “qualquer um interpreta a Bíblia como quer” por aí, mas o indivíduo certamente tinha embasamento para tal. Desde a antiguidade há muitas divisões dentro das igrejas cristãs. Temos todo tipo de denominações, tudo basicamente porque as pessoas querem conviver com gente que pensa da mesma forma, que interpreta algumas passagens bíblicas da mesma forma. Algumas passagens, sim. Basta que você tenha a simples iniciativa de dar uma lida nos Salmos, Provérbios e nos Evangelhos, só pra começar, para entender que QUASE NADA na Palavra de DEUS tem dupla interpretação.
Peguei num dicionário o conceito de doutrina:
"Conjunto de princípios em que se baseia um sistema religioso, político ou filosófico; opinião em assuntos científicos. Disciplina, instrução. Modo de pensar, de proceder."
Por definição a palavra doutrina pode caracterizar uma forma de pensamento sobre qualquer assunto, mesmo naqueles contidos na Palavra de DEUS; como eu mesmo disse no post anterior, eu tenho as minhas, também. Creio que todos temos pequenas doutrinas acerca de alguns pontos “não-tão-claros” que a Bíblia (não) menciona e não há mal nenhum nisso. Porém, a palavra doutrina aparece no Novo Testamento várias vezes, e em todas elas ela dá honras a uma única doutrina, imaculada, eterna, da qual jamais passará uma única letra –a Doutrina de JESUS CRISTO.
Mt 7.24-28
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha (...) Ao concluir JESUS este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina; porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.”
JESUS veio ao mundo com uma doutrina muito diferente das vigentes, e Ele tinha autoridade em Suas palavras. É justamente embasados nisso que cremos que a Bíblia é o que é –a Palavra do SENHOR. Se JESUS tivesse dito abobrinhas e meias-verdades, de nada teria valido sua vida ou morte.
Mt 15.1-9
“Então chegaram a JESUS uns fariseus e escribas vindos de Jerusalém, e lhe perguntaram: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de DEUS por causa da vossa tradição? (...) Hipócritas! bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.”
O fato é que não somente nos dias de JESUS, mas logo depois e até a volta do Rei haverá divisões nas igrejas visíveis. Creio que essas divisões se dão não por causa das diferentes maneiras de enxergarmos alguns versículos-chave das Escrituras, mas por causa da dureza do coração do homem, da vaidade, da prepotência, da arrogância de achar-se superior a um irmão qualquer no entendimento bíblico. Qual o problema de conviver com alguém que pensa de modo diferente acerca de qualquer aspecto da Palavra? Isso não é, afinal, algo positivo para o crescimento Espiritual dos cristãos? Pois uns chegam ao cúmulo de afirmar que quem não procede em determinados aspectos como tais pecam contra DEUS; aqueles acrescentam palavras à rica e auto-suficiente revelação do SENHOR, e a Palavra ensina que os tais serão os menores no Reino de DEUS e que prestarão contas ao SENHOR. Ora, estes que acrescentam palavras à Palavra Suprema, fazem nada menos que uma nova doutrina, que não à do SENHOR JESUS!
Rm 16.17-18
"Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a Doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a CRISTO nosso SENHOR, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes."
1Tm 6.3-6
"Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso SENHOR JESUS CRISTO e com a Doutrina que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da Verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro; e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento."
Se o problema fosse apenas com os líderes das igrejas, seria fácil de resolver... Não há nada que a oração não possa fazer quando o assunto é aproximar pessoas de DEUS. Mas muitas vezes são as próprias ovelhas que os levam a tal:
2Tm 4.2-5
"... prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã Doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da Verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério."
Muitas vezes a verdade dói os ouvidos. E por que seria diferente com a Maior das verdades? Vaidade... pura vaidade! São por essas e outras que tenho um preconceito declarado quanto a doutrinas humanas. E recomendo que você fique com os olhos e ouvidos BEM ABERTOS, pois devemos reter somente o que é condizente com os ensinos de JESUS, e nada mais. Ainda que você ouça do seu maior líder eclesiástico, dos seus pais, do seu melhor amigo. Lembre-se que só existe Uma Doutrina na igreja invisível de JESUS CRISTO, a que está plena e claramente revelada nas Sagradas Escrituras.
Hb 13.8-9
"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam."
Ef 4.14-15
"...para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, CRISTO..."
Ore comigo:
“SENHOR, me livre de doutrinas que são preceitos de homens, que levam à morte e envergonham a Tua Igreja! Que o SENHOR sempre renove em meu coração a revelação plena do Teu Amor, e que nada que eu leia ou ouça me distancie dos Teus ensinos, na pessoa de JESUS. Não permita que eu me deixe levar por teorias fajutas sobre a Tua Palavra... Quero estar mais perto do SENHOR!"
Amem!
<< Home