11 de outubro de 2007

Liberdade de Pensamento

Foto: autor desconhecido
Por: Carlos Galvão

Quando alguém fala com a voz impostada: “Temos que respeitar quem pensa diferente!”. Meu sangue gela, começo a suar, tenho calafrios. Sim, fico com muito medo, com tanto medo desses vilões horríveis que nem o pôster dos Tartarugas Ninjas bem aqui no meu quarto consegue me acalmar.

Credo, respeitar quem pensa diferente!? Diferente como? Diferente da espécie humana? Tipo o pensamento de um batráquio?

“Não, não, não é nada disso, Carlos. Você não entendeu nada”, diz calmamente o fantasma de uma velhinha que foi professora do primário. “Toda pessoa tem liberdade de pensamento e temos respeitar. Mesmo quando não concordamos com esse pensamento”.

A senhora quer dizer que tenho que respeitar quem pensa diferente de mim em nome da liberdade de pensamento?

“Sim, isso mesmo, Carlos! Você está de parabéns!”. Diz isso e passa a mão fantasmagórica na minha cabeça.

Não, obrigado. Eu não respeito.

“Mas, Carlos, você tem que respeitar!”.

Não tenho, não. Pára, me larga, tira a mão de mim! Já disse que não respeito e pronto!

Por favor, não tentem me convencer que tenho que respeitar o pensamento de alguém pelo simples fato dele pensar diferente de mim. Essa é a coisa mais idiota que eu já ouvi! Um cretino pensa uma besteira qualquer e vem querendo que eu respeite o pensamento besta dele. Era só o que faltava!

Não! Os pensamentos possuem qualidades intrínsecas em si mesmos. Não interessa se são iguais ou diferentes dos nossos, temos que analisá-los através destas qualidades.

Isso parece óbvio, não é? Acredito que não muito. Sempre aparece um falando que temos que respeitar quem pensa diferente de nós... Não é brincadeira, tenho até medo de sair de casa com tantos jumentos por aí!

Mas isso é muito sério. Tentam impor certos pensamentos, certas idéias, comportamentos, apelando para uma bondade forçada, artificial. Querem colocar as ações humanas como teóricas, filosóficas e, assim, protegida de todo juízo de valor, de todos os preconceitos, afinal de contas são apenas pensamentos.

É assim que começam a infiltrar no meio da sociedade idéias de revoluções, genocídios, tiranias, tudo em prol de uma sociedade mais legalzinha. Toda revolução é exatamente isso: um projeto de mundo tão formidável que matar algumas milhares de pessoas para concretizá-lo é, não somente válido, mas um dever se for o caso.

Toda revolução é sangrenta e tirânica. A Revolução francesa foi assim, a nazista também e a comunista idem. Tudo uma porcaria que começa em pensamentos imbecis que aos poucos vão sendo absorvidos pela sociedade.

Parem de respeitar pensamentos imbecis, seus bocós!

Leiam o que Marilena Chauí, uma referência intelectual no Brasil, disse:

“É isso que eu procurei a vida inteira: alguém que me dissesse que é possível viver sem culpas.” (Marilena Chauí, Diálogo com Bento Prado Jr. , Folha de S. Paulo , 13 de março de 1999.)
Viver sem culpas (Olavo de Carvalho - Jornal da Tarde, 13 de maio de 1999)

Repare, ela é uma referência, uma formadora de opinião. Penso que na Alemanha nazista era mais ou menos assim, quando a consciência de algum alemão pesava, vinha um colega e dizia: “Você tem que aprender a viver sem culpa! Isso é coisa de gente atrasada!”.

E os cidadãos vão respeitando esses pensamentos esdrúxulos com certo receio ético, depois começam a aceitá-los como normais e, por fim, começam a defendê-los a todo custo como uma verdade incontestável.

Mas eu não. Não, muito obrigado. Eu não respeito uma pessoa só por pensar diferente de mim. Aliás, os pensamentos das pessoas é justamente o que eu uso para respeitá-las ou não.

Quando Jesus diz em Lucas 10:27: “(...) Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Amar o nosso próximo também significa que devemos protegê-lo. Ah, sim, sempre falam da liberdade de expressão. Mas, reparem, meu argumento não é contra a liberdade de expressão ou a liberdade de pensamento. Podem falar o que quiserem, sim, falem, falem. Apenas não esperem meu respeito a certos tipos de pensamentos.

Confesso que é exatamente por pensar assim que tenho o saudável hábito de chamar de canalha todas as pessoas de esquerda.

Lucas 6:45
"O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração".

Romanos 13:7
“Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra”.

Mateus 5:13-16
"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus".
|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com