6 de outubro de 2007

O Princípio da Sabedoria



Por: Jota Arumaa

Foto: Chris Michel


Se você pudesse pedir a DEUS qualquer coisa pra você, qualquer coisa mesmo... o que pediria? Hoje tive o privilégio de meditar em Provérbios 8, mais um capítulo maravilhoso da Palavra de DEUS, sempre viva, sempre certa...

Palavra do SENHOR em II Crônicas 1

“Ora, Salomão, filho de Davi, fortaleceu-se no seu reino, e o SENHOR seu DEUS era com ele, e muito o engrandeceu. (…) Naquela mesma noite DEUS apareceu a Salomão, e lhe disse: Pede o que queres que Eu te dê. E Salomão disse a DEUS: Tu usaste de grande benevolência para com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar. Agora, pois, ó SENHOR DEUS, confirme-se a Tua promessa, dada a meu pai Davi; porque Tu me fizeste rei sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora sabedoria e conhecimento, para que eu possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderá julgar este Teu povo, que é tão grande? Então DEUS disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento para poderes julgar o Meu povo, sobre o qual te fiz reinar, sabedoria e conhecimento te são dados; também te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, nem haverá depois de ti rei que tenha coisas semelhantes.”


Confesso que sou f a s c i n a d o com este episódio! Salomão era agora rei da Nação de Israel, e o SENHOR oferece um pedido. Ele poderia escolher absolutamente qualquer coisa da parte de DEUS... E seu pedido foi tão grandioso, e ao mesmo tempo tão destituído de glória! Uma atitude digna de poucos. Do jeito que DEUS gosta!

Salomão parece ter aprendido pelo testemunho de seu pai algo acerca do caráter do Criador de todas as coisas. Sim, DEUS é tão real e poderoso quanto sua mente consiga imaginar, e Ele é fiel e justo. Fiel pois jamais falhou e jamais falhará. Justo porque Ele é DEUS. E por ser o próprio DEUS, retribui o pedido daquele homem de uma maneira sobrenatural...

Será que temos uma idéia de qual o valor da sabedoria?

Pv 8.22-31
“O SENHOR me criou como a primeira das Suas obras, o princípio dos Seus feitos mais antigos. Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra. Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d’água. Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci, quando Ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando Ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo, quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo, quando Ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra, então eu estava ao Seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante Ele em todo o tempo folgando no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.”

É...
também quer um pouquinho desse tesouro?

Tg 1.5-6
“Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a DEUS, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.”


Pv 3.7 /1.5-7
“Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.” “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas. O temor do SENHOR é o princípio do Conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.”

Sl 111.10 /Pv 9.10
“O temor do SENHOR é o princípio da Sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.”

Pv 8.10
“Aceitai antes a Minha correção, e não a prata; e o Conhecimento, antes do que o ouro escolhido. Porque melhor é a Sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela...”

Pv 8.14
“Meu é o Conselho, e a Verdadeira Sabedoria; Eu Sou o Entendimento; Minha é a fortaleza.”

Pv 8.35
“Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR.”

amem!
|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com