22 de janeiro de 2008

Quanto vale a dignidade de um homem?


Por: Jota Arumaa

Pintura: autor desconhecido

A dignidade humana. Tema de tantos debates, tantas manifestações... Tudo em nome da tão preciosa dignidade. Essa palavra tão bonita, tão nobre, tão digna de si mesma! Certamente não é qualquer um que merece tanto pundonor, não é verdade?

Lucas 7.1-10
“Quando acabou de proferir todas estas palavras aos ouvidos do povo, entrou em Cafarnaum. E um servo de certo centurião, de quem era muito estimado, estava doente, à morte. O centurião, pois, ouvindo falar de JESUS, enviou-lhes uns anciãos dos judeus, a pedir-lhe que viesse salvar o seu servo. E chegando eles junto de JESUS, rogavam-lhe insistentemente, dizendo: É digno de que lhe concedas isto; porque ama à nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga. Ia, pois, JESUS com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou o centurião uns amigos a dizer-lhe: Senhor, não te incomodes; porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; por isso nem ainda me julguei digno de ir à tua presença; dize, porém, uma palavra, e seja o meu servo curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz. JESUS, ouvindo isso, admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: Eu vos afirmo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé. E voltando para casa os que haviam sido enviados, encontraram o servo com saúde.”

Engraçado como as pessoas dão mais valor para as coisas requintadas. Me parece que o requinte é bem mais aceitável do que uma manifestação de amor, de abstinência, de serviço genuinamente desinteressado; afinal, o requinte é chique, e nunca sai de moda. Quantas pessoas você conhece e são capazes de dar as costas para o requinte? Pois JESUS nos enxerga de maneira muito diferente, enxerga a essência, o coração.

Muitos realmente acreditam que o ser humano é digno de alguma coisa pelo simples fato de sermos racionais e inteligentes, de nos emocionarmos, de fazermos uma bondadezinha ou outra de vez em quando. Em verdade, aquele centurião era digno do SENHOR. Não porque era simpatizante dos judeus, não pelo fato de ter construído uma igreja para aqueles religiosos, não por ser o homem de maior posição naquela cidade. Ele era digno porque tinha consciência que ele não possuía dignidade alguma diante de JESUS CRISTO.

Quanto vale a dignidade de um homem? Vale uma alma para DEUS.


Sl 62.9

"Certamente que os filhos de Adão são vaidade, e os filhos dos homens são desilusão.”
|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com