15 de janeiro de 2008

Vejam e escutem os meninos sentados nas praças!


Imagem: autor desconhecido
Por: Carlos Galvão

Há uma frase que li recentemente de um personagem do escritor austríaco Hofmannsthal que gostei muito, por favor, permita-me citá-la:

“Daí testemunho: fui presente,
Ainda que ninguém me conhecesse”.

Essa frase poderia ter sido dita por Jesus, o Filho unigênito de Deus, o Verbo encarnado, o que era desde o princípio. Ele esteve aqui entre nós e ninguém o conheceu verdadeiramente.

Se você acha que tudo isso é besteira, que Jesus não é Deus, então essa frase é perfeita para você. Imagine, Deus se encarnou para salvar a humanidade e ninguém deu a menor bola. Terrível, né? Repare, se Jesus é realmente Deus, isso muda a vida de todo mundo, até dos que não acreditam nisso. Sendo tão importante essa informação, meu caro, naturalmente que todos deveriam conhecer a vida de Jesus, até mesmo para não acreditar que Ele é Deus. Certamente quando você conhecer as falas, as opiniões, as atitudes, etc, etc, de Jesus, poderá fazer um bom julgamento a respeito. Para isso, basta ler os evangelhos que são um relato de alguns homens que andaram e conviveram com Jesus ou que viveram na mesma época (Mateus, Marcos, Lucas e João). Por favor, não tente construir uma opinião sem primeiro ler a respeito.

Bom, que Jesus existiu, não há a menor dúvida. Temos provas históricas irrefutáveis. E se você acredita que Jesus é realmente o Cristo, o Filho de Deus, então esta frase também é perfeita para você. Não que você não o conheça. Não digo isso. Mas nossa fé é pequena...

Mateus 17:20
“E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”.

Explicarei melhor. Em Mateus 11:2-6, João Batista quer saber se Jesus é mesmo o messias.

“Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço”. (Mateus 11:2-6)

Quem duvidou da natureza de Jesus foi o mesmo João Batista que pouco antes o havia batizado:

Mateus 3:13-17
“Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

Conversando sobre essa passagem, minha querida amiga Pâmela disse algo muito interessante, que Deus tem paciência de sanar nossas dúvidas a Seu respeito e até gosta de revitalizar nossa fé, mesmo que nossas perguntas sejam sempre as mesmas. Até João Batista duvidou, em certo momento, que Jesus era de fato Deus e mandou seus discípulos irem perguntar-Lhe.

Jesus, pacientemente, respondeu. E ainda deu testemunho a respeito de João:

Mateus 11:7-15
“Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais. Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça”.

Sim, João Batista, aquele mesmo de quem Jesus diz: “(...) entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista” teve dúvidas.

Leia esta parábola interessante que Jesus conta:

Mateus 11:16-19
“Mas a quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos que, sentados nas praças, gritam aos companheiros: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes. Pois veio João, que não comia nem bebia, e dizem: Tem demônio! Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria é justificada por suas obras”.

Aqui Jesus está falando que Deus enviou profetas com dizeres pesados (entoando lamentações), sobre o juízo de Deus, morte e destruição, mas ninguém se importou. Da mesma forma, que não se importaram quando Deus enviou Seu Filho para falar de vida, amor e redenção. Simplesmente ninguém deu ou dá bola.

Se você acha que Jesus não é Deus simplesmente porque ninguém dá bola ou porque o mundo seria diferente se Ele fosse realmente Deus, cuidado! A maioria das pessoas procura um meio de desqualificar os profetas de Deus (inclusive Jesus), e fazem isso como crianças mal educadas, com calunias e difamações ridículas. Repare como os cristãos dos nossos dias que moldam suas vidas pela moral cristã são ridicularizados. Falo isso só para ressaltar como a parábolas dos meninos sentados na praça é verdadeira independente da época.

Mas, volto a repetir, se Jesus é Deus, isso afeta a vida de todos, é preciso ter certeza. Primeiro, porque se Deus existe, a vida é muito mais rica e complexa que possamos imaginar e a eternidade é, não somente possível, mas uma promessa. Segundo, se Deus existe, e se Jesus é Deus, então estas palavras que Ele proferiu são bem pesadas:

Mateus 11:20-24
“Passou, então, Jesus a increpar as cidades nas quais ele operara numerosos milagres, pelo fato de não se terem arrependido: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza. E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras. Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje. Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo”.

Como disse a Pâmela, se sua fé está abalada, se você tem muitas dúvidas, não se preocupe, basta perguntar para Deus. Sim, Ele responde com paciência e prazer.

Mateus 11:28-30
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

Sim, Deus existe, meu caro, e a vida é muito curta para tentar achar respostar sobre outros assuntos. Leia os evangelhos.

Para os que acreditam:

1 Pedro 1:3-5
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo”.

Hebreus 10:23
“Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”.
|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com