19 de dezembro de 2007

A Doutrina de CRISTO


Por: Jota Arumaa

Pintura: Caravaggio

Certa vez tive uma conversa com uma amiga não-cristã sobre a veracidade da Bíblia, e dentre as questões que ela apresentou –aliás, como a maioria das pessoas que não conhece as Escrituras costuma apresentar- estava uma que sempre se ouve dentro das igrejas: “Mas a Bíblia pode ser interpretada de várias manerias...”. Então perguntei a ela: “Você já leu a Bíblia alguma vez?” E como era de se esperar, ela respondeu, depois de uma certa enrolação, um belo NÃO.

Engraçado como as pessoas têm incrível facilidade em julgar a Bíblia sem ao menos tomar conhecimento dela! Não sei quem foi o infeliz ser humano que começou a espalhar essa mentira de que “qualquer um interpreta a Bíblia como quer” por aí, mas o indivíduo certamente tinha embasamento para tal. Desde a antiguidade há muitas divisões dentro das igrejas cristãs. Temos todo tipo de denominações, tudo basicamente porque as pessoas querem conviver com gente que pensa da mesma forma, que interpreta algumas passagens bíblicas da mesma forma. Algumas passagens, sim. Basta que você tenha a simples iniciativa de dar uma lida nos Salmos, Provérbios e nos Evangelhos, só pra começar, para entender que QUASE NADA na Palavra de DEUS tem dupla interpretação.

Peguei num dicionário o conceito de doutrina:
"Conjunto de princípios em que se baseia um sistema religioso, político ou filosófico; opinião em assuntos científicos. Disciplina, instrução. Modo de pensar, de proceder."

Por definição a palavra doutrina pode caracterizar uma forma de pensamento sobre qualquer assunto, mesmo naqueles contidos na Palavra de DEUS; como eu mesmo disse no post anterior, eu tenho as minhas, também. Creio que todos temos pequenas doutrinas acerca de alguns pontos “não-tão-claros” que a Bíblia (não) menciona e não há mal nenhum nisso. Porém, a palavra doutrina aparece no Novo Testamento várias vezes, e em todas elas ela dá honras a uma única doutrina, imaculada, eterna, da qual jamais passará uma única letra –a Doutrina de JESUS CRISTO.

Mt 7.24-28
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha (...) Ao concluir JESUS este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina; porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.”

JESUS veio ao mundo com uma doutrina muito diferente das vigentes, e Ele tinha autoridade em Suas palavras. É justamente embasados nisso que cremos que a Bíblia é o que é –a Palavra do SENHOR. Se JESUS tivesse dito abobrinhas e meias-verdades, de nada teria valido sua vida ou morte.

Mt 15.1-9
“Então chegaram a JESUS uns fariseus e escribas vindos de Jerusalém, e lhe perguntaram: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de DEUS por causa da vossa tradição? (...) Hipócritas! bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.”

O fato é que não somente nos dias de JESUS, mas logo depois e até a volta do Rei haverá divisões nas igrejas visíveis. Creio que essas divisões se dão não por causa das diferentes maneiras de enxergarmos alguns versículos-chave das Escrituras, mas por causa da dureza do coração do homem, da vaidade, da prepotência, da arrogância de achar-se superior a um irmão qualquer no entendimento bíblico. Qual o problema de conviver com alguém que pensa de modo diferente acerca de qualquer aspecto da Palavra? Isso não é, afinal, algo positivo para o crescimento Espiritual dos cristãos? Pois uns chegam ao cúmulo de afirmar que quem não procede em determinados aspectos como tais pecam contra DEUS; aqueles acrescentam palavras à rica e auto-suficiente revelação do SENHOR, e a Palavra ensina que os tais serão os menores no Reino de DEUS e que prestarão contas ao SENHOR. Ora, estes que acrescentam palavras à Palavra Suprema, fazem nada menos que uma nova doutrina, que não à do SENHOR JESUS!

Rm 16.17-18
"Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a Doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a CRISTO nosso SENHOR, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes."

1Tm 6.3-6
"Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso SENHOR JESUS CRISTO e com a Doutrina que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da Verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro; e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento."

Se o problema fosse apenas com os líderes das igrejas, seria fácil de resolver... Não há nada que a oração não possa fazer quando o assunto é aproximar pessoas de DEUS. Mas muitas vezes são as próprias ovelhas que os levam a tal:

2Tm 4.2-5
"... prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã Doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da Verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério."

Muitas vezes a verdade dói os ouvidos. E por que seria diferente com a Maior das verdades? Vaidade... pura vaidade! São por essas e outras que tenho um preconceito declarado quanto a doutrinas humanas. E recomendo que você fique com os olhos e ouvidos BEM ABERTOS, pois devemos reter somente o que é condizente com os ensinos de JESUS, e nada mais. Ainda que você ouça do seu maior líder eclesiástico, dos seus pais, do seu melhor amigo. Lembre-se que só existe Uma Doutrina na igreja invisível de JESUS CRISTO, a que está plena e claramente revelada nas Sagradas Escrituras.

Hb 13.8-9
"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam."

Ef 4.14-15
"...para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, CRISTO..."


Ore comigo:
“SENHOR, me livre de doutrinas que são preceitos de homens, que levam à morte e envergonham a Tua Igreja! Que o SENHOR sempre renove em meu coração a revelação plena do Teu Amor, e que nada que eu leia ou ouça me distancie dos Teus ensinos, na pessoa de JESUS. Não permita que eu me deixe levar por teorias fajutas sobre a Tua Palavra... Quero estar mais perto do SENHOR!"

Amem!
|

15 de dezembro de 2007

a Vontade do SENHOR


Por: Jota Arumaa
Pintura: Michelangelo

Às vezes sou surpreendido por comentários de alguns cristãos que conseguem acender uma chama de fúria no meu sangue. Comentários cheio de arrogâncias e pseudo-certezas baseados em má interpretação de doutrinas, e muito superficiais na consistência Espiritual. Um dos temas desses comentários é acerca da Vontade de DEUS.

Particularmente, tenho alergia à palavra doutrina. Não tenho nada contra o sujeito estudar a Palavra e bolar teorias sobre como DEUS age ou porque os anjos não têm sexo ou coisas do tipo; não mesmo, mesmo porque eu tenho minhas teorias bíblicas. O problema das doutrinas é quando as pessoas começam a encher a bola do tal teólogo e levam as idéias do cara a um nível acima do que o próprio imaginava, acima da própria Escritura Sagrada. A fórmula é muito simples: JESUS ensina que a+b+c = morte eterna; aí vem um teólogo dizendo que estudou a Bíblia de cabo a rabo e inventa uma doutrina –baseada de alguma forma na Bíblia- que prova que não é bem assim como JESUS disse, que na verdade você pode cometer “a” e “c” e ter cometido um pouco de “b” um dia ou outro, e não ir exatamente para o inferno. São por essas e outras que não gosto de doutrinas.

Mas vamos voltar à Vontade de DEUS. O que é a Vontade de DEUS? Se você for calvinista/presbiteriano provavelmente pensou o seguinte: a Vontade de DEUS nós não conhecemos, mas de um jeito ou de outro, ela é sempre cumprida, porque Ele é soberano.

Se você realmente pensou isto... Ops! Você não respondeu à pergunta e possivelmente não tem o costume de ler a Bíblia. Algumas coisas são duras de ler, mas acredite, é para o seu bem.

Mc 3.33-35
"Respondeu-lhes JESUS, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E olhando em redor para os que estavam sentados à roda de Si, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos! Pois aquele que fizer a Vontade de DEUS, esse é meu irmão, irmã e mãe.”

Querido, se você desconhece a Vontade de DEUS, como poderá ser salvo?

Rm 12.1-2
"Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de DEUS, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de DEUS.”

Nosso irmão Paulo nos deu uma dica de como podemos descobrir a Vontade de DEUS: para a experimentarmos não podemos estar conformados com o mundo. O sentido real deste versículo é que não podemos tomar a forma do mundo. Se as pessoas que convivem com você e não conhecem a CRISTO enxergam em você alguém completamente normal, com o papo como o de qualquer pessoa comum, com as idéias e pontos de vista que qualquer um pode ter, CUIDADO: você provavelmente está com um “one-way ticket” com destino ao Inferno no bolso traseiro.

1Ts 4.3-8; 5.14-24
"Porque esta é a Vontade de DEUS, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a DEUS; ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque DEUS não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem rejeita isso não rejeita ao homem, mas sim a DEUS, que vos dá o Seu ESPÍRITO SANTO.”

"
... admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças; porque esta é a Vontade de DEUS em CRISTO JESUS para convosco. Não extingais o ESPÍRITO; não desprezeis as profecias, mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; abstende-vos de toda espécie de mal. E o próprio DEUS de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR JESUS CRISTO. Fiel é o que vos chama, e Ele também o fará.”

Logo mais, em Hebreus, temos:

Hb 10.35-37
"
Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a Vontade de DEUS, alcanceis a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo Aquele que há de vir virá, e não tardará.”

Queridos irmãos, a Vontade do SENHOR precisa ser cumprida em nossa vida, e a Palavra ensina que é de nossa responsabilidade e decisão o cumprimento da Vontade do Santo no nosso coração. Como o próprio apóstolo diz, existe uma promessa a ser alcançada.

1Pe 2.15-16
"
Porque assim é a Vontade de DEUS, que, fazendo o bem, façais emudecer a ignorância dos homens insensatos, como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de DEUS.”

1Pe 4.1-2
"
Ora pois, já que CRISTO padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque Aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a Vontade de DEUS.”
e finalmente...

1Jo 2.15-17
"Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a Vontade de DEUS, permanece para sempre.”

Ef 5.15-17
“Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a Vontade do SENHOR.”


Que o SENHOR dê a cada um que ler este texto mais compromisso com Ele e maior entendimento da Sua aliança em JESUS CRISTO.

“Pois ainda em bem pouco tempo Aquele que há de vir virá, e não tardará.” Amem!
|

7 de dezembro de 2007

Por Favor, Jeeves!



Foto: eu chegando a uma festa - tiranda por Eddie O'Bryan - (Jeeves foi encostar o carro)

Por: Carlos Galvão

Há certas pessoas que nos fascinam, sim, não podemos negar. Gostamos de conversar com elas, ou pelo menos estar perto delas. É como se elas despertassem algo de bom dentro de nós.

Agora me permitam dizer o que penso do céu. Assim que vejo: uma belíssima festa onde todas as pessoas são como as que descrevi logo acima, extremamente encantadoras. E o mais importante é que não importa se a pessoa é charmosa como uma toupeira, entrando no céu, automaticamente, ela ficará, como afirmei, encantadora.

Digo isso, pois já me deparei com pessoas aparentemente cristãs que se enfurecem com o fato de haverem certas pessoas que se convertem no finzinho da vida, ou seja, não tomaram a sua cruz.

Mateus 10:38
“(...) e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim”.

É por elas ficarem meio chateadas que gosto tanto desta parábola que Jesus contou aos seus discípulos e que agora reproduzo aqui (ah, poucas coisas nesta vida é mais divertido que deixar esse tipo de pessoas um pouquinho enfurecidas).

Mateus 20:1-16
“Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha. E, tendo ajustado com os trabalhadores a um denário por dia, mandou-os para a vinha. Saindo pela terceira hora, viu, na praça, outros que estavam desocupados e disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e vos darei o que for justo. Eles foram. Tendo saído outra vez, perto da hora sexta e da nona, procedeu da mesma forma, e, saindo por volta da hora undécima, encontrou outros que estavam desocupados e perguntou-lhes: Por que estivestes aqui desocupados o dia todo? Responderam-lhe: Porque ninguém nos contratou. Então, lhes disse ele: Ide também vós para a vinha. Ao cair da tarde, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros. Vindo os da hora undécima, recebeu cada um deles um denário. Ao chegarem os primeiros, pensaram que receberiam mais; porém também estes receberam um denário cada um. Mas, tendo-o recebido, murmuravam contra o dono da casa, dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia. Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti. Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom? Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos [porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos].”

Pouco antes de Jesus contar esta parábola aos seus discípulos, houve uma discussão a respeito de quem seria o maior no reino dos céus (ah, como nós, seres humanos, somos esnobes!).

Mateus 18:1-3
“Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”.

Mais para frente, Jesus diz ainda:

Mateus 19:28-30
“Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna. Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros”.

Acho muito interessante essa colocação: “Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros”.

Parece injustiça de Deus, mas temos que prestar atenção numa passagem crucial da parábola quando o senhor diz: “Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom?”.

Primeiro: Deus é bom, você, meu caro, e eu também, não somos.

Romanos 3:10-12
“(...) como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”.

Segundo: Não somos capazes de nos justificarmos pelas obras.

Romanos 3:19-20
“Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado”.

Terceiro: assim como uma pessoa que recebe a salvação no último minuto, também a recebemos – de graça.

Romanos 3:21-23
“Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, (...)”.

Porém, meu caro leitor, antes que eu me despeça, por favor, deixe-me dar um amigável tapinha na sua nuca de pedra e dizer que, apesar disso tudo, é preciso que você faça boas obras. Não para se salvar, pois para isso basta acreditar que Jesus é o Filho de Deus que tira o pecado do mundo. É tão somente para glorificar a Deus.

Mateus 5:16
“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

Bom, essas pessoas que se irritam por haver outras que se salvam no último minuto, pois acreditam que levaram uma vidinha miserável por serem cristãs, isto é, tomaram uma cruz grande demais para seus egos inflados, acredito que elas terão muito tempo para se reconciliarem com todos nós nas intermináveis festas no céu, enquanto servem as nossas bebidas. Sim, elas serão os garçons no céu.

— Por favor, Jeeves, um pouco mais!
|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com