A insensatez da incredulidade
Para o site: Monergismo – www.monergismo.com
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." Jo 1:1
Por:
Foto: Chris Michel
Como é difícil aceitar as coisas fora do nosso tempo! A cada dia que passa mais parece que o caminho que nos leva aos nossos sonhos se extende numa estrada sem fim, e mais e mais fé nos é provada nas coisas que concernem ao Espírito e não a este mundo caído. A Bíblia ensina que existe tempo para tudo (Ec 3) e o SENHOR também permite que o tempo trate nosso coração e nossa alma para que não nos percamos em nossos caminhos.
Em vários trechos bíblicos vemos um curioso tempo que DEUS utilizou para tratar os homens: 40 anos e 40 dias (e noites). Temos ricos exemplos disso desde o Gênesis, nos 40 dias e noites de chuva intensa que redefiniram a Terra (Gn 7.4), passando pelo período de reinado dos reis de Israel (I Reis 2.11, 2.42 e II Reis 12.1), até o jejum de CRISTO no deserto, preparando-se para Sua missão (Mt 4.1). Vários homens se casaram aos 40 anos, a própria terra em que o povo habitava obteve paz e descanso em tempos de 40 anos (Jz 3.11 e 8.28) e até os egípcios tomaram 40 anos de trato da parte de DEUS, conforme Ezequiel 29.
Tabém segundo Gn 50.3 e diversas fontes históricas pesquisadas, 40 dias é o período que se cumprem os dias de embalsamação egípcia (!). Costumavam empacotar o corpo e cobrí-lo com natro, um tipo de sal, e era então deixado para desidratar durante 40 dias(*). É sabido que este tempo é suficiente para livrar o cadáver de quaisquer bactérias(**).
Creio que a melhor e mais completa demonstração de tratamento espiritual está no êxodo do povo do Egito. Em Atos 7.23 nos é revelado que Moisés viveu 40 anos na presença de faraó, e então “veio-lhe ao coração visitar seus irmãos, os filhos de Israel”. Moisés fugiu para o deserto, e pastoreou ovelhas. “E passados mais 40 anos, apareceu-lhe um anjo no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça.” (v.30). Depois de retirar o povo do egito, sob o comando do SENHOR, em Ex 24.18 é dito que após Moisés subir ao monte Sinai ele só retornou com as tábuas da Lei depois de 40 dias e 40 noites... E por outros 40 anos o povo foi tratado pelo SENHOR no deserto (Nm 14.33).
Se o SENHOR concedeu a Moisés exatos 40 anos para cada assimilação cultural pela qual passou, não sabemos. A meu ver, tudo indica que os 40 anos simbolizam uma totalidade, um tempo necessário para que haja uma transformação no espírito e no caráter dos homens.
Muitos sempre enxergam Moisés como um jovem inocente e temente ao SENHOR, mas não foi bem assim. Além de ter tirado a vida de um soldado egípcio e tê-lo escondido na areia (Ex 2.12) sem demonstrar nenhuma sombra de remorso, passou de uma vida de iguarias na casa de faraó para uma dura jornada no deserto, pastoreando ovelhas. Moisés precisava de tratamento. E como houve tratamento no êxodo do Egito!
Mas, afinal de contas, qual o sentido disso tudo? Pra que precisamos de tratamento, de tribulações, de tantos desafios, de tantas melhorias? Em Eclesiastes, Salomão dá uma aula do porque da necessidade do tempo para nosso tratamento:
Ec 17-20:
“Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo propósito e para toda obra. Disse eu no meu coração: Isso é por causa dos filhos dos homens, para que Deus possa prová-los, e eles possam ver que são em si mesmos como os brutos. Pois o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos brutos; uma e a mesma coisa lhes sucede; como morre um, assim morre o outro; todos têm o mesmo fôlego; e o homem não tem vantagem sobre os brutos; porque tudo é vaidade. Todos vão para um lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão.”
Segundo o sábio Salomão, o SENHOR tem um propósito com o tempo que Ele nos concede, e este propósito é tratamento espiritual.
Irmãos, fé e perseverança são características de um servo de JESUS. Por mais que o mundo grite o contrário, não devemos andar por vista, mas pela fé no Filho de Deus (II Cor 5.6-8). E como é difícil! A nossa geração tem sido marcada pelo imediatismo, pelo egocentrismo, pelo prazer hoje e agora, em todas as áreas... E quando as coisas não acontecem como planejamos ou “dão errado”, muitas vezes jogamos a culpa pra Deus, nos esquecendo que Ele nos ama e está no controle de todas as coisas.
Sl 37.7-9:
“Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios. Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal. Porque os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.”
Is 40.29-31:
“Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.”
A Bíblia está cheia de promessas de Deus para aqueles que nEle esperam... que nEle esperam!
(**)http://www.discoverybrasil.com/egito/morte_egipcia/mumificacao/index.shtml
(**)http://www.civilization.ca/civil/egypt/egcr06e.html